"Quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem."

 


Eu nunca me considerei uma menina corajosa. Sempre tive medo — de aranhas, de locais fechados, de aglomerações... — e, muitas vezes, me deixei levar por essas sensações ruins. Fui dominada e aceitei ser “carregada”, ou melhor, contida por isso.⠀

Em inúmeras situações, pra mim, foi mais fácil não fazer certas coisas por medo de acontecer o pior do que arriscar pra ver o que de fato aconteceria. É estranho, mas o medo nos coloca em uma posição passiva e é difícil demais sair disso, tentar se desvencilhar de “garras invisíveis”, já que o medo não é algo palpável ou maleável.⠀

Um dos motivos que me fez amar o livro Coraline foi a seguinte frase: “quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem.” ♥⠀

Essa frase me fez enxergar o paradoxo medo x coragem de uma forma diferente e, consequentemente, mais leve. Me fez perceber que, apesar de ter medo de tantas coisas, eu me torno corajosa por tentar enfrentar cada um. Cada tentativa importa.⠀

É difícil falar sobre esse assunto. Dá um nó na garganta, pois muitas vezes eu sinto que não fui corajosa, que desisti, que deixei pra lá. Mas ao mesmo tempo, percebo que, aos poucos, um passinho de cada vez, a coragem dentro de mim vence o medo que eu acreditava fazer parte de quem eu sou.⠀

Sobre o livro da foto: Coragem é uma história em quadrinhos voltada para o público infantojuvenil que me fez refletir muito. Nele, temos uma garotinha que sente medo de coisas que não entende, buscando ajuda profissional para sair disso. É lindinho demais!⠀

Pra você, o que significa coragem?


Postar um comentário

html image example
Calmaria de Outono.